As cinco áreas que eu escolhi foram: Ecologia, Citologia, Genética Populacional, Biologia do desenvolvimento e Histologia.
Ecologia: provém do grego oikos ,'casa' e logos,' estudo ', tratado. Não é só o estudo dos ambientes, mas o de um complexo relacionamento que existe entre os seres reciprocamente, e destes com o ambiente. Principais conceitos : Ecossistema: Conjunto dos elementos bióticos (seres vivos) e abióticos (fatores diversos do ambiente). Espécie : é o conjunto de seres de todas as populações formadas por indivíduos semelhantes entre si e capazes de se reproduzir em condições naturais. População: é o conjunto mais ou menos numeroso de indivíduos de uma mesma espécie. Indivíduo: Unidade de vida que tem capacidade de se manifestar e que faz parte de uma espécie. Comunidade: Conjunto de populações. A ecologia é muito importante para podermos entender como são as nossas relações com o ambiente , com os outros seres e destes com o ambiente e serve para conhecermos um pouco mais sobre como o meio ambiente se manifesta em relação a nós seres vivos. Notícia sobre a seca na Amazônia: Em boa parte da Amazônia Legal, os incêndios ainda tardam, mas não muito. As chuvas que cairam antes do previsto no ano passado tornaram a última seca menos dramática e permitiram o crescimento rápido da vegetação dentro e fora de unidades de conservação. Há, portanto, combustível de sobra para queimar nesta temporada, o que exigirá das equipes de brigadas mais investimentos e eficiência.
De acordo com o último boletim de monitoramento de fogo na Amazônia Legal, produzido pelas equipes do Prevfogo/Ibama, foram observados focos de calor no dia 22 de abril nos estados do Pará, Mato Grosso e Amazonas.
Citologia: é a área que estuda as células com relação à sua estrutura, suas funções e sua importância . A citologia é importante em nossa vida , pois nos faz conhecer mais sobre o nosso corpo e mais precisamente as nossas células e suas estruturas e a manifestação de nossas características.
Notícia importante : Células tronco podem servir para reparar coração. Foram feitas duas terapias que utilizaram células - tronco adultas que poderiam servir para reparar danos no coração causados por infarto. Um dos procedimentos utiliza medula - óssea e podem ser tomadas por doadores geneticamente diferentes e tendem a se agrupar em áreas feridas do corpo. Os resultados destes dois estudos clínicos na fase um - na qual se avalia o potencial de tratamentos para depois realizar provas mais profundas - foram apresentados durante o 56º Congresso Anual do American College of Cardiology (ACC), que reúne 30 mil especialistas em Nova Orleans (sul) até 27 de março.
Genética Populacional: é o estudo da distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e migração e também busca explicar fenômenos como adaptação e especiação. É importante para conhecermos o processo de evolução genética dos seres vivos e para sabermos quando a formação dos genes na determinada população irá se alterar.
Notícia importante: Variabilidade Genética das populações. Durante os últimos anos é assistido a uma explosão na quantidade de informações tanto sobre a variabilidade genética das populações como sobre a quantidade de diferenciação genética existente entre as espécies atuais. Os dados obtidos por técnicas de Biologia Molecular têm se avolumado de tal maneira que existe um consenso entre os especialistas sobre a necessidade de métodos de análise mais poderosos ou até mesmo de suporte teórico novo para se poder lidar com tamanha massa de dados.
Por outro lado, a preocupação crescente com a diminuição da biodiversidade tem levantado questões sobre tópicos como a fragilidade genética de populações pequenas, estratégias genéticas para a conservação de espécies ameaçadas e problemas correlatos, que naturalmente demandam informações sobre a estrutura genética de populações naturais. Estes problemas atuais necessariamente se baseiam numa área específica e recente da Ciência como um todo, mas antiga se considerarmos o desenvolvimento da genética: a genética de populações . Biologia do desenvolvimento: Estuda o desenvolvimento em suas diversas fases. Abrange três conceitos importantes: crescimento, diferenciação celular e morfogênese : que é o processo de modelagem dos organismos, do seu desenvolvimento a partir do zigoto , através da formação dos tecidos, órgãos e sistemas. É muito importante para sabermos como os organismos se formam durante o desenvolvimento , como o zigoto, por exemplo. Notícia importante: Biologia e Desenvolvimento de abelhas. Os estudos focalizam principalmente sobre o desenvolvimento do ovário e dos seus ciclos de atividade na fase adulta de rainhas e operárias uma vez que as duas castas se diferenciam nas suas capacidades reprodutivas. além dos motivos relacionados a questões básicas de biologia de desenvolvimento da evolução de fenótipos alternativos, as pesquisas com abelhas malíferas e abelhas sem ferrão podem contribuir a gerar recursos de informação genômica com possível aplicação na criação racional destas abelhas.
Histologia: é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são conjuntos de células que tem formação e função parecidas e existem vários tipos de tecidos que formam o nosso corpo e entre eles temos: tecido epitelial, Conjuntivo,muscular e nervoso. Tecido Epitelial: é o conjunto de células intimamente unidas entre si e sua função é revestir a superfície externa do corpo, Tecido Conjuntivo: é amplamente distribuído pelo nosso corpo, sua principal função é preencher os espaços vazios e fazer a ligação de órgãos e tecidos diversos, Tecido Muscular: é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas). Tecido Nervoso: é formado por células excitáveis especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de actividades físico-químicas da sua membrana. A histologia é muito importante para conhecermos os tecidos do nosso corpo, a nossa formação física e o que ocorre com relação as diversas reações que provocam mudanças nele. Notícia inédita: Cuba Transplanta Células- tronco em sistema nervoso.
O primeiro transplante com células-tronco no sistema nervoso central foi realizado em Cuba em um homem de 32 anos,