sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Comentários nos blogs:
http: //gbonaspetti.blogspot.com
http://brunawkm.blogspot.com
http://cristianopaludo.blogspot.com

Tarefa 3 de Biologia: Pegada ecológica, Ecologia e Problemas ambientais.

Se todos vivessem como eu seria necessária uma capacidade de regeneração de 2 planetas por ano. Para sustentar meu estilo de vida, torna- se 3.6 hectares globais de área bioprodutiva do planeta. Áreas da minha pegada: Alimentos: é a maior área, Transporte: área média, Bens e Serviços: área pequena.
Ecologia: é a ciência que estuda os ecossistemas sendo assim o estudo da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam sua distribuição. As interações podem ser entre os seres vivos e/ou meio ambiente. A palavra ecologia vem do grego "oikos" (casa) e "logos" ( estudo). Por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica do lugar onde se vive.
Aquecimento Global: é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que vem se verificando nas décadas mais recentes e que poderá vir a continuar durante o século XXI. O problema se se manifesta com mais gravidade nas áreas mais populosas do Hemisfério Norte entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. O clima do Hemisfério Sul é mais estável embora o aumento do nível médio do mar também o atinja. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos, e este estará em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o efeito Estufa. Se o aumento da temperatura se deve as causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de debate entre os cientistas, embora haja meteorologistas e climatólogos que tenham afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno. O painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, no seu relatório mais recente diz que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição). A maioria da comunidade cientifica crê que este este é um fenômeno com causas antropogênicas. sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, no seu relatório mais recente diz que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição). A maioria da comunidade científica crê que este este é um fenômeno com causas antropogênicas.
Problemas ambientais:Poluição da Água, Desmatamento e extinção de espécies e Buraco na camada de ozônio. Os problemas ambientais vividos no mundo hoje são consequência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida. Um dos principais problemas vividos pela humanidade nos dias de hoje é o efeito estufa, trata-se de um fenômeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espaço mas que permanecem na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados gases estufa. Entre os que ocorrem naturalmente estão vapor d’água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e o ozônio (O3).
Problemas relacionados a resíduos:No Brasil, segundo dados de 1989 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, cada brasileiro produz em média 600g de lixo diário ou 219 kg por ano, supondo que a população brasileira seja aproximadamente 200 milhões de habitantes 43.800.000.000 kg de lixo produzidos ao ano. Os índices de desperdício são assustadores, chegando a 35% da produção de hortifrutigranjeiros e 33% na construção civil.
Poluição da água: A disponibilidade de água potável, é uma fonte de preocupações mundiais, sendo considerada por especialistas em meio ambiente como o grande problema do próximo milênio. As justificativas são muitas, entre elas pode-se citar que, do total de água do mundo apenas 3% é água doce e só 0,03% do total se encontra em superfícies acessíveis. O consumo de água se situa como uma das necessidades básicas do ser humano, crescendo em taxas superiores às suportadas pelo planeta a médio prazo. Em 1940, o consumo mundial era de 1 trilhão de litros por ano. O limite de 9 trilhões de litros, estimado por órgãos internacionais, será alcançado em 2015. Enquanto a demanda aumenta as disponibilidades diminuem, em face da contaminação e da poluição causados aos mananciais.
Nó seres humanos devemos tomar medidas simples no nosso cotidiano para que cada vez mais possamos diminuir esses problemas como separar e reciclar o lixo, evitar o desperdício de água, não jogar lixo nas ruas e nem nos mares, rios e lagos, diminuir a poluição em geral, consumir moderadamente sem desperdícios.

domingo, 16 de maio de 2010

Tarefa de sociologia

Bom, na minha opinião ser autêntico é ser eu mesmo. Me despersonalizaria, porque estaria seguindo um padrão de moda imposto pela sociedade. Estaria também procurando agir da mesma forma que os outros que seguem a moda e não estaria fazendo a minha própria moda e desse jeito deixaria de ser autêntico. Como este poema envolve vários movimentos, que por sua vez, são complexos pelo fato de influenciar no âmbito profissional, educacional e emocional, acho que por tudo que somos e como vivemos estar juntamente interligado ao capitalismo, temos que considerar aquelas pessoas que valorizam ser completamente opostas à ideologia de que consumir é algo indispensável. Mas mesmo assim isso não quer dizer que temos que consumir algo que seja de marca só porque é mais caro e as vezes em outras lojas,por exemplo, a renner tem coisas mais legais e acessíveis que na loja de marca. Até podemos comprar algumas peças de marca porque achamos bonitas, mas não para nos acharmos superiores aos outros porque isso passaria a ser doença em vez de moda.

Tarefa de sociologia

Comentários nos blogs: leozinhoakuma.blogspot.com brunawkm.blospot.com

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2 : Células - Tronco

Células - Tronco são células que são produzidas durante o desenvolvimento do organismo e originam outros tipos de células. Existem vários tipos de células - tronco : Totipotentes: que podem produzir todas as células embrioárias, Pluripotentes: produzem todos os tipos celulares do embrião, Multipotentes: produzem células de várias linhagens, Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem, Unipotentes: produzem um único tipo celular maduro. Um tipo de células - tronco são as embrionárias que podem ser consideradas pluripotentes, pois uma única célula pode contribuir para a formação de todas as células e tecidos do organismo. As células - troncos tem a capacidade de se transformar dando origem a um processo chamado diferenciação celular nos outros tecidos do corpo como ossos, nervos, músculos e sangue. Com relação a essa característica as células - tronco são muito úteis nas aplicações produzindo células e tecidos para terapias medicinais , sendo úteis no combate a doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide. Hoje temos a fecundação humana criada artificialmente e com ela descobrimos as células - tronco embrionárias sendo possível tratar doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes do tipo - 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.As células - tronco são geralmente encontradas em embriões recém - fecundados (blastocistos), fertilização in vitro ou criadas especificamente para pesquisa. A forma mais comum de obtenção das células embrionárias ainda é por meio de embriões congelados onde os óvulos fertilizados em clínicas de reprodução se desenvolvem até o estágio conhecido como blastocisto como foi mencionado acima. Depois que chega a este estágio o embrião é destruído e as células - tronco são removidas. As células adultas já estão sendo usadas no tratamento de doenças como a leucemia, mal de Chagas, diabetes e anemia falciforme. Recentemente cientistas americanos criaram células - tronco embrionárias sem destruir o embrião. Isso foi possível a partir da extração de apenas uma célula do embrião segindo os procedimentos das clínicas de fertilização in vitro para realizarem testes de detecção de falhas genéticas. Quando a célula era extraída , inseriam uma simples molécula, a laminina para preservar a pluripotência das características das células - tronco embrionárias. Com isso o desenvolvimento do embrião não foi afetado e pode se desenvolver normalmente segundo o estudo divulgado pela revista Cell Stem Cell.

Comentários nos blogs:

brunawkm.blogspot.com/ Leozinhoakuma.bogspot.com/ cristianopaludo.blogspot.com/

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tarefa 1

As cinco áreas que eu escolhi foram: Ecologia, Citologia, Genética Populacional, Biologia do desenvolvimento e Histologia.
Ecologia: provém do grego oikos ,'casa' e logos,' estudo ', tratado. Não é só o estudo dos ambientes, mas o de um complexo relacionamento que existe entre os seres reciprocamente, e destes com o ambiente. Principais conceitos : Ecossistema: Conjunto dos elementos bióticos (seres vivos) e abióticos (fatores diversos do ambiente). Espécie : é o conjunto de seres de todas as populações formadas por indivíduos semelhantes entre si e capazes de se reproduzir em condições naturais. População: é o conjunto mais ou menos numeroso de indivíduos de uma mesma espécie. Indivíduo: Unidade de vida que tem capacidade de se manifestar e que faz parte de uma espécie. Comunidade: Conjunto de populações. A ecologia é muito importante para podermos entender como são as nossas relações com o ambiente , com os outros seres e destes com o ambiente e serve para conhecermos um pouco mais sobre como o meio ambiente se manifesta em relação a nós seres vivos. Notícia sobre a seca na Amazônia: Em boa parte da Amazônia Legal, os incêndios ainda tardam, mas não muito. As chuvas que cairam antes do previsto no ano passado tornaram a última seca menos dramática e permitiram o crescimento rápido da vegetação dentro e fora de unidades de conservação. Há, portanto, combustível de sobra para queimar nesta temporada, o que exigirá das equipes de brigadas mais investimentos e eficiência.
De acordo com o último boletim de monitoramento de fogo na Amazônia Legal, produzido pelas equipes do Prevfogo/Ibama, foram observados focos de calor no dia 22 de abril nos estados do Pará, Mato Grosso e Amazonas.
Citologia: é a área que estuda as células com relação à sua estrutura, suas funções e sua importância . A citologia é importante em nossa vida , pois nos faz conhecer mais sobre o nosso corpo e mais precisamente as nossas células e suas estruturas e a manifestação de nossas características.
Notícia importante : Células tronco podem servir para reparar coração. Foram feitas duas terapias que utilizaram células - tronco adultas que poderiam servir para reparar danos no coração causados por infarto. Um dos procedimentos utiliza medula - óssea e podem ser tomadas por doadores geneticamente diferentes e tendem a se agrupar em áreas feridas do corpo. Os resultados destes dois estudos clínicos na fase um - na qual se avalia o potencial de tratamentos para depois realizar provas mais profundas - foram apresentados durante o 56º Congresso Anual do American College of Cardiology (ACC), que reúne 30 mil especialistas em Nova Orleans (sul) até 27 de março.
Genética Populacional: é o estudo da distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e migração e também busca explicar fenômenos como adaptação e especiação. É importante para conhecermos o processo de evolução genética dos seres vivos e para sabermos quando a formação dos genes na determinada população irá se alterar.
Notícia importante: Variabilidade Genética das populações. Durante os últimos anos é assistido a uma explosão na quantidade de informações tanto sobre a variabilidade genética das populações como sobre a quantidade de diferenciação genética existente entre as espécies atuais. Os dados obtidos por técnicas de Biologia Molecular têm se avolumado de tal maneira que existe um consenso entre os especialistas sobre a necessidade de métodos de análise mais poderosos ou até mesmo de suporte teórico novo para se poder lidar com tamanha massa de dados.

Por outro lado, a preocupação crescente com a diminuição da biodiversidade tem levantado questões sobre tópicos como a fragilidade genética de populações pequenas, estratégias genéticas para a conservação de espécies ameaçadas e problemas correlatos, que naturalmente demandam informações sobre a estrutura genética de populações naturais. Estes problemas atuais necessariamente se baseiam numa área específica e recente da Ciência como um todo, mas antiga se considerarmos o desenvolvimento da genética: a genética de populações . Biologia do desenvolvimento: Estuda o desenvolvimento em suas diversas fases. Abrange três conceitos importantes: crescimento, diferenciação celular e morfogênese : que é o processo de modelagem dos organismos, do seu desenvolvimento a partir do zigoto , através da formação dos tecidos, órgãos e sistemas. É muito importante para sabermos como os organismos se formam durante o desenvolvimento , como o zigoto, por exemplo. Notícia importante: Biologia e Desenvolvimento de abelhas. Os estudos focalizam principalmente sobre o desenvolvimento do ovário e dos seus ciclos de atividade na fase adulta de rainhas e operárias uma vez que as duas castas se diferenciam nas suas capacidades reprodutivas. além dos motivos relacionados a questões básicas de biologia de desenvolvimento da evolução de fenótipos alternativos, as pesquisas com abelhas malíferas e abelhas sem ferrão podem contribuir a gerar recursos de informação genômica com possível aplicação na criação racional destas abelhas.

Histologia: é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são conjuntos de células que tem formação e função parecidas e existem vários tipos de tecidos que formam o nosso corpo e entre eles temos: tecido epitelial, Conjuntivo,muscular e nervoso. Tecido Epitelial: é o conjunto de células intimamente unidas entre si e sua função é revestir a superfície externa do corpo, Tecido Conjuntivo: é amplamente distribuído pelo nosso corpo, sua principal função é preencher os espaços vazios e fazer a ligação de órgãos e tecidos diversos, Tecido Muscular: é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas). Tecido Nervoso: é formado por células excitáveis especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de actividades físico-químicas da sua membrana. A histologia é muito importante para conhecermos os tecidos do nosso corpo, a nossa formação física e o que ocorre com relação as diversas reações que provocam mudanças nele. Notícia inédita: Cuba Transplanta Células- tronco em sistema nervoso.

O

primeiro transplante com células-tronco no sistema nervoso central foi realizado em Cuba em um homem de 32 anos,

em estado paraplégico, informou a imprensa local.

O paciente, não identificado, evolui satisfatoriamente três meses após ter sido submetido à inovadora técnica, afirmou o neurocirurgião Amado Delgado Gómez à Agência de Informação Nacional (AIN).

O médico explicou que o paciente recupera a função motora nos membros inferiores e anda com o auxílio de órtese - dispositivo mecânico que exerce forças sobre uma parte do corpo.

A técnica aplicada estimula a regeneração do tecido danificado e recupera em grande parte a função motora, depois de vários meses de reabilitação, afirmou o especialista cubano.