sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tarefa 3 de Biologia: Pegada ecológica, Ecologia e Problemas ambientais.

Se todos vivessem como eu seria necessária uma capacidade de regeneração de 2 planetas por ano. Para sustentar meu estilo de vida, torna- se 3.6 hectares globais de área bioprodutiva do planeta. Áreas da minha pegada: Alimentos: é a maior área, Transporte: área média, Bens e Serviços: área pequena.
Ecologia: é a ciência que estuda os ecossistemas sendo assim o estudo da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam sua distribuição. As interações podem ser entre os seres vivos e/ou meio ambiente. A palavra ecologia vem do grego "oikos" (casa) e "logos" ( estudo). Por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica do lugar onde se vive.
Aquecimento Global: é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que vem se verificando nas décadas mais recentes e que poderá vir a continuar durante o século XXI. O problema se se manifesta com mais gravidade nas áreas mais populosas do Hemisfério Norte entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. O clima do Hemisfério Sul é mais estável embora o aumento do nível médio do mar também o atinja. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos, e este estará em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o efeito Estufa. Se o aumento da temperatura se deve as causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de debate entre os cientistas, embora haja meteorologistas e climatólogos que tenham afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno. O painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, no seu relatório mais recente diz que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição). A maioria da comunidade cientifica crê que este este é um fenômeno com causas antropogênicas. sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, no seu relatório mais recente diz que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição). A maioria da comunidade científica crê que este este é um fenômeno com causas antropogênicas.
Problemas ambientais:Poluição da Água, Desmatamento e extinção de espécies e Buraco na camada de ozônio. Os problemas ambientais vividos no mundo hoje são consequência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida. Um dos principais problemas vividos pela humanidade nos dias de hoje é o efeito estufa, trata-se de um fenômeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espaço mas que permanecem na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados gases estufa. Entre os que ocorrem naturalmente estão vapor d’água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e o ozônio (O3).
Problemas relacionados a resíduos:No Brasil, segundo dados de 1989 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, cada brasileiro produz em média 600g de lixo diário ou 219 kg por ano, supondo que a população brasileira seja aproximadamente 200 milhões de habitantes 43.800.000.000 kg de lixo produzidos ao ano. Os índices de desperdício são assustadores, chegando a 35% da produção de hortifrutigranjeiros e 33% na construção civil.
Poluição da água: A disponibilidade de água potável, é uma fonte de preocupações mundiais, sendo considerada por especialistas em meio ambiente como o grande problema do próximo milênio. As justificativas são muitas, entre elas pode-se citar que, do total de água do mundo apenas 3% é água doce e só 0,03% do total se encontra em superfícies acessíveis. O consumo de água se situa como uma das necessidades básicas do ser humano, crescendo em taxas superiores às suportadas pelo planeta a médio prazo. Em 1940, o consumo mundial era de 1 trilhão de litros por ano. O limite de 9 trilhões de litros, estimado por órgãos internacionais, será alcançado em 2015. Enquanto a demanda aumenta as disponibilidades diminuem, em face da contaminação e da poluição causados aos mananciais.
Nó seres humanos devemos tomar medidas simples no nosso cotidiano para que cada vez mais possamos diminuir esses problemas como separar e reciclar o lixo, evitar o desperdício de água, não jogar lixo nas ruas e nem nos mares, rios e lagos, diminuir a poluição em geral, consumir moderadamente sem desperdícios.

Um comentário: